top of page

​

 Laboratory of Process-Outcome Studies in Analytical-Behavioral Therapy

Paradigm Center of Behavioral Sciences and Technology

The objective of this research group is to obtain empirical evidence on the processes of change that occur in analytic-behavioral therapy (ABT).

- investigate the processes involved and the effectiveness of analytical-behavioral therapies through process-result studies, experimental studies with designs for single-cases and time-series research;

- develop and validate tools for assessing and observing behavior in the context of therapy;

- verify the correspondence of self-report measures with other performance measures;

- Develop studies of experimental models (human-based) that contribute to the elucidation of mechanisms involved in the main disorders and problems of human behavior.

TEAM

COORDINATOR

​

Denis Roberto Zamignani 

​

MEMBERS

​

Aline David de Oliveira - bolsista de Pesquisa do Programa de Qualificação Avançada em Clínica Analítico-Comportamental

Ana Carmen de Freitas Oliveira - doutora

Anna Carolina Ramos - doutora

Ananda Pantet - especialista

Arthur Ribeiro da Costa e Silva - mestrando

Bernardo Dutra Rodrigues - mestre

Denise Oliveira Villas Boas - doutora

Emerson Simões Filho - mestre

Lucas Murta de Andrade - especialista

Marília Barban - mestranda

Natasha Hayamizu - especializanda

Raquel Arena - mestranda

Roberta Bianca de Almeida - mestranda

Roberta Kovac - doutora

Roberto Alves Banaco - doutor

Rodrigo Gusmão - especializando

Tais Sampaio Gouvea - especializanda

Walquiria Lino da Silva Morais - especialista

​

EXTERNAL CONTRIBUTORS

Arturo Clavijo-Alvarez

Oscar Alejandro Córdoba

Priscila Carvalho Kanamota

​

FORMER STUDENTS

​

Camila Ferreira Lima

Cláudio Sarilho - especialista

Dante Marino Malavazzi

Giovana Del Prette

Kathleen Monteiro - especialista

Marina Mazer - mestre

Marina R. Dantas Pedro - mestranda

Murilo Buso - especialista

Pedro Fonseca Zuccolo

Tatiana Araujo Almeida

Tiago Vinícius Monteleone - Mestre

Victor Mangabeira

PROJECTS IN PROGRESS

Estudo experimental de intervenções reflexivas na terapia analítico-comportamental

Projeto de mestrado da aluna Roberta Bianca Marcelino de Almeida no Programa de Mestrado Profissional Em Análise do Comportamento Aplicada. Paradigma, SP, orientado pelo Prof. Dr. Denis Roberto Zamignani.


RESUMO: Observa-se a prevalência histórica do uso do modelo diretivo pelos psicólogos clínicos, na abordagem Analítico Comportamental. Porém, recentemente, alguns autores têm proposto o uso de estratégias reflexivas nas sessões de psicoterapia. Embora vantagens teóricas tenham sido apontadas sobre um ou outro estilo de intervenção, há poucas evidências sobre resultados positivos ou negativos de intervenções reflexivas. Este estudo tem como objetivo a caracterização e avaliação dos resultados de intervenções reflexivas em psicoterapia analítico comportamental, que será realizado por um estudo experimental com delineamento de multi-elementos, visando analisar o efeito da introdução e retirada de estratégias terapêuticas reflexivas. Serão analisadas especialmente verbalizações do terapeuta da categoria Solicitação de Reflexão, de acordo com o SiMCCIT - Sistema Multidimensional de Categorização do Comportamento na Interação Terapêutica.

​

 

Desenvolvimento de uma escala de avaliação do Estabelecimento de Relações do Cliente no processo terapêutico: a Escala Paradigma de Reflexão e Insight

Pesquisadores responsáveis: Denis Roberto Zamignani, Bernardo Dutra Rodrigues, Emerson Simões Filho, Murilo Buso, Aline David de Oliveira (bolsista de Pesquisa do Programa de Qualificação Avançada em Clínica Analítico-Comportamental – auto-financiado), Roberto Alves Banaco.  

​

RESUMO: Na literatura de pesquisa clínica, há certo debate sobre o estilo de intervenção terapêutica e seus efeitos. Entre os estilos possíveis, destacam-se intervenções prescritivas e intervenções reflexivas. Os comportamentos prescritivos do terapeuta estão, frequentemente, associados ao aumento da probabilidade de que o cliente apresente, de forma subsequente, padrões de resistência, caracterizados por comportamentos de oposição. De forma antagônica, as solicitações de reflexão feitas pelo terapeuta podem ter função de estimulação suplementar para a mudança do controle por estímulos sobre o comportamento do cliente, promovendo seu repertório de descrição de contingências, com menor probabilidade de resistência. Em uma abordagem mais reflexiva, o cliente é levado a relacionar eventos e estabelecer relações, as quais podem funcionar como comportamentos precorrentes para mudanças comportamentais, a depender da completude, coerência e consistência do tipo de reflexão ou análise estabelecida pelo ciente. Tais reflexões desenvolvidas pelo cliente também são denominadas na literatura da área como insights. O objetivo do presente estudo é o desenvolvimento de um instrumento para analisar as reflexões ou insights estabelecidos por clientes em processo terapêutico. Para isso, foi realizado um estudo sistemático da literatura sobre instrumentos de avaliação de insights; a partir deste levantamento foram levantados os itens mais relevantes e desenvolvida a escala; foram realizados testes de concordância entre observadores; a escala será aplicada a dois conjuntos de sessões com terapeutas diferentespara verificação de sua aplicabilidade.

 

 

Tradução e Adaptação Cultural da Escala de Avaliação da Sessão Terapêutica (Session Evaluation Questionnaire - William B. Stiles, 2012).

Pesquisadores responsáveis: Dra. Anna Carolina Ramos e Ananda Pantet.

 

RESUMO: Avaliações da eficácia da psicoterapia, bem como da diferença de eficácia entre tipos diferentes de psicoterapia, têm grande relevância tanto científica quanto social. Questões acerca da eficácia do tratamento geralmente são abordadas a partir de grupos que recebem diferentes condições de tratamento (ou controle), geralmente a partir de comparações feitas com base em medidas administradas no início e ao final do tratamento e refletem a quantidade média (média) de mudança do paciente entre os grupos. No entanto, critérios adicionais para avaliar a terapia e o valor relativo de diferentes técnicas incluem medidas alternativas de resultados e medidas relacionadas à eficiência, custo e avaliação do tratamento pelo paciente. Dentre estas medidas, destaca-se o Questionário de Avaliação de Sessões (“Session Evaluation Questionnaire” – SEQ), desenvolvido para avaliar e comparar a percepção do cliente e do terapeuta, independentemente, ao final de cada sessão. Neste instrumento, as sessões são avaliadas principalmente em duas dimenções: profundidade (depth) e complacência (smoothness). A escala é composta por 21 questões no modelo “Likert” (classificadas de 1 a 7). A SEQ é uma escala desenvolvida originalmente em língua inglesa e já traduzida e adaptada a diferentes idiomas e, portanto, amplamente utilizada na literatura. Desta forma, o objetivo deste estudo é fazer uma tradução e adaptação cultural, para uso no Brasil, da versão mais recente do Questionário de Avaliação de Sessões. O processo de tradução será conduzido conforme Beaton e colaboradores (2000), em cinco etapas: tradução, síntese, tradução reversa, revisão e pré-teste. O processo de tradução será feito por dois tradutores, de maneira independente, dos quais, um tradutor da área do estudo e um tradutor “leigo”. Em seguida à tradução haverá discussão entre os tradutores para resolver discrepâncias e estabelecer um único documento com a tradução final. Após esta etapa, dois tradutores bilíngues (cujo idioma nativo seja o inglês) realizarão uma tradução reversa. A este processo se seguirá uma revisão e discussão dos documentos pelo grupo de pesquisa, sendo estabelecida a versão final do instrumento. A versão final será aplicada em uma amostra independente a fim de avaliar a qualidade de compreensão dos itens e a possível validade do instrumento.

 

​

Operacionalização do conceito de Responsividade na Terapia Analítico-Comportamental: Estudo Teórico

Pesquisadores responsáveis: Ana Carmen de Freitas Oliveira, Priscila Carvalho Kanamota, Roberta Bianca Marcelino de Almeida.

​

Os princípios da Análise do Comportamento aplicados a prática clínica demandam investigações sobre as contingencias que atuam na sessão de terapia analítica-comportamental TAC. Estudos que buscam explicitar quais são as variáveis responsáveis pelas mudanças comportamentais observadas no cliente ao longo do processo indicam que, para além da aplicação de técnicas, as características do cliente e os comportamentos do terapeuta exercerem influência sobre o resultado da psicoterapia. Desde a década de 1970 pesquisadores clínicos já manifestavam sua preocupação sobre o desenvolvimento de habilidades pessoais do terapeuta para que a aplicação de técnicas comportamentais tenha êxito. A relação terapêutica é portanto ressaltada como uma variável relevante para o sucesso da terapia incitando melhor investigação dessa variável e de sua relação com os resultados clínicos obtidos.  Diversas pesquisas sobre processo terapêutico vem sendo desenvolvidas com intuito de identificar padrões dessa interação. Ademais, as dimensões contextuais da sessão são discutidas a partir da questão da responsividade no processo terapêutico. Esse conceito tem origem nos estudos sobre apego e estilo parentais. A responsividade tem a ver com um comportamento parental que visa promover o desenvolvimento da autonomia e da autoafirmação na criança por meio do afeto, do apoio emocional e da comunicação. Essa terminologia tem sido utilizada por terapeutas de diferentes abordagens para tratar dessa relação dinâmica entre processo terapêutico e resultados. O presente estudo visa operacionalizar o conceito de responsividade na prática clínica comportamental por meio de extensa revisão de literatura.

​

​

​

PROJECTS CONCLUDED (last 3 years)

Efeitos de intervenções reflexivas sobre o repertório do cliente no processo terapêutico analítico-comportamental

​

Na literatura de pesquisa clínica, há debate a respeito do estilo de intervenção terapêutica e de seus efeitos na promoção da mudança. Entre os estilos possíveis, encontram-se as intervenções prescritivas e as re!exivas. Pesquisadores de diferentes abordagens psicológicas apresentam evidências de que a diretividade do terapeuta é uma determinante da resistência do cliente, o que leva à defesa de intervenções de
cunho mais re!exivo. No campo da terapia analítico-comportamental, tal discussão é de grande importância, uma vez que a área tem adotado prioritariamente estratégias de cunho diretivo e, apenas nas últimas décadas, alguns autores têm proposto estratégias re!exivas dentro da abordagem. Este trabalho teve o objetivo de investigar alguns processos envolvidos na mudança do controle por estímulos sobre o comportamento do cliente no decorrer da terapia analítico-comportamental e seus possíveis efeitos sobre a interação terapêutica. Para tanto, foram desenvolvidos (a) um estudo exploratório sobre as interações terapêuticas de caráter re!exivo e (b) uma análise de possíveis efeitos de tais interações sobre a aliança terapêutica. Para este trabalho, uma terapeuta atendeu uma cliente por 20 sessões que foram filmadas. Aplicaram-se duas subescalas do Questionário de Avaliação de Sessões de Stiles. Depois, três sessões (segunda, décima e décima oitava) foram categorizadas de acordo com o Sistema Multidimensional para a Categorização de Comportamentos na Interação Terapêutica
(SiMCCIT). Essas sessões foram escolhidas para caracterizar três momentos distintos do atendimento. Por "m, atribuíram-se quali"cadores (Qualis1, Qualis2 e Qualis3) para as relações estabelecidas pela cliente nessas sessões. Os dados demonstraram que os episódios de estabelecimento de relações do cliente seguiram com maior frequência e com maior qualidade episódios re!exivos do terapeuta. Outras  pesquisas ainda precisam ser feitas para examinar, de forma mais detalhada, as intervenções re!exivas, mas esses dados preliminares apontam a importância deste tipo de intervenção na produção de relações de melhor qualidade do cliente.

​

PUBLICATIONS

ZAMIGNANI, D. R.BANACO, R. A.  (2017). Relação Terapêutica no Contexto da Clínica: Enfoque Analítico-Comportamental. PROPSICO - Programa de Atualização em Psicologia Clínica. Secad / Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP), São Paulo. (Ciclo 1, Vol 1, pp. 67-100). 

​

ZAMIGNANI, D. R.Meyer, S. B. . A pesquisa de processo em psicoterapia: estudos a partir dos instrumentos SIMCCIT (Sistema Multidimensional para a Categorização de Comportamentos na Interação Terapêutica): volume 2. 1. ed. São Paulo - SP: Núcleo Paradigma, 2014. v. 2. 312p .

​

ZAMIGNANI, D. R.Meyer, S. B. . A pesquisa de processo em psicoterapia: o desenvolvimento do SIMCCIT (Sistema Multidimensional para a Categorização de Comportamentos na Interação Terapêutica): volume 1. 1. ed. São Paulo - SP: Núcleo Paradigma, 2014. v. 2. 312p .

​

ZAMIGNANI, D. R.BANACO, Roberto Alves ; WANG, M. L. . Considerações sobre a fundação da Análise do comportamento no Brasil: Passado, presente e futuro. In: Oswaldo M. Rodrigues Júnior. (Org.). Historias das psicologias comportamentais no brasil. 1ed.São Paulo: ALAMOC, 2016, v. 1, p. 43-63.

​

ZAMIGNANI, D. R.VERMES, Joana Singer ; Meyer, S. B. ; BANACO, Roberto Alves . Terapia Analítico-Comportamental. In: Oswaldo M. Rodrigues Jr.. (Org.). Práticas das psicologias comportamentais no Brasil. 1ed.São Paulo: ALAMOC, 2016, v. 1, p. 51-69.

​

BANACO, Roberto Alves ; ZAMIGNANI, D. R. ; Costa, C. E. ; DANTAS, M. R. . Modelos Experimentais da Depressão. In: Ana Carolina de Carvalho Pacheco Bittencourt; Esequias Caetano de Almeida Neto; Maria Ester Rodrigues; Natalie Brito Araripe. (Org.). Depressão: Psicopatologia e Terapia Analítico-Comportamental. 1ed.Curitiba-PR: Juruá, 2014, v. 1, p. 29-48.

​

ZAMIGNANI, D. R.Meyer, S. B. . Apresentação. In: Denis Roberto Zamignani e Sonia Beatriz Meyer. (Org.). A pesquisa de processo em psicoterapia: estudos a partir dos instrumentos SIMCCIT (Sistema Multidimensional para a Categorização de Comportamentos na Interação Terapêutica): volume 2. 1ed.São Paulo - SP: Núcleo Paradigma, 2014, v. 2, p. 7-10.

​

MELO, E. M. O. ; Aureliano, L. G. ; ZAMIGNANI, D. R. . Classificação dos comportamentos verbais vocais do terapeuta de casal a partir do SiMCCIT: uma aplicação possível?. In: Denis Roberto Zamignani; Sonia Beatriz Meyer. (Org.). A pesquisa de processo em psicoterapia: estudos a partir dos instrumentos SIMCCIT (Sistema Multidimensional para a Categorização de Comportamentos na Interação Terapêutica): volume 2. 1ed.São Paulo - SP: Núcleo Paradigma, 2014, v. 1, p. 59-74.

​

RODRIGUES, B. D. ; LIMA, C. F. ; ZAMIGNANI, D. R. ; MALAVAZZI, D. M. ; SIMOES FILHO, E. ; Del Prette, G. ; MAZER, M. ; ZUCCOLO, P. F. ; BANACO, Roberto Alves ; Almeida, T. A. C. ; SANTOS, V. M. C. . Efeitos de intervenções reflexivas sobre o repertório do cliente no processo terapêutico analítico-comportamental. In: Denis Roberto Zamignani; Sonia Beatriz Meyer. (Org.). A pesquisa de processo em psicoterapia: estudos a partir dos instrumentos SIMCCIT (Sistema Multidimensional para a Categorização de Comportamentos na Interação Terapêutica): volume 2. 1ed.São Paulo - SP: Núcleo Paradigma, 2014, v. 1, p. 125-168.

 

ZAMIGNANI, D. R.Meyer, S. B. . Avaliação sistemática da literatura sobre categorização de comportamentos. In: Denis Roberto Zamignani; Sonia Beatriz Meyer. (Org.). A pesquisa de processo em psicoterapia. O desenvolvimento do SiMCCIT - Sistema Multidimensional para a Categorização de Comportamentos na Interação Terapêutica. 1ed.São Paulo: Núcleo Paradigma, 2014, v. 1, p. 19-44.

​

ZAMIGNANI, D. R.Meyer, S. B. . Desenvolvimento e avaliação de concordância do SiMCCIT. In: Denis Roberto Zamignani; Sonia Beatriz Meyer. (Org.). A pesquisa de processo em psicoterapia. O desenvolvimento do SiMCCIT Sistema Multidimensional para a Categorização de Comportamentos na Interação Terapêutica. 1ed.São Paulo: Núcleo Paradigma, 2014, v. 1, p. 45-60.

​

ZAMIGNANI, D. R.. Um exercício de descrição do processo terapêutico analítico-comportamental com base nas categorias de comportamento do SiMCCIT. In: Denis Roberto Zamignan; Sonia Beatriz Meyer. (Org.). A pesquisa de processo em psicoterapia. O desenvolvimento do SiMCCIT Sistema Multidimensional para a Categorização de Comportamentos na Interação Terapêutica. 1ed.São Paulo: Núcleo Paradigma, 2014, v. 1, p. 61-82.

​

ZAMIGNANI, D. R.Meyer, S. B. . Aplicação do SiMCCIT em um conjunto de sessões de terapia analítico-comportamental. In: Denis Roberto Zamignani; Sonia Beatriz Meyer. (Org.). A pesquisa de processo em psicoterapia. O desenvolvimento do SiMCCIT Sistema Multidimensional para a Categorização de Comportamentos na Interação Terapêutica. 1ed.São Paulo: Núcleo Paradigma, 2014, v. 1, p. 83-108.

​

ZAMIGNANI, D. R.BANACO, Roberto Alves ; Meyer, S. B. . Possibilidades de sistematização dos dados. In: Denis Roberto Zamignani; Sonia Beatriz Meyer. (Org.). A pesquisa de processo em psicoterapia. O desenvolvimento do SiMCCIT Sistema Multidimensional para a Categorização de Comportamentos na Interação Terapêutica. 1ed.São Paulo: Núcleo Paradigma, 2014, v. 1, p. 109-125.

​

ZAMIGNANI, D. R.Meyer, S. B. . Manual revisado para categorização do Sistema Multidimensional de Categorização de Comportamentos da Interação Terapêutica ? SiMCCIT. In: Denis Roberto Zamignani; Sonia Beatriz Meyer. (Org.). A pesquisa de processo em psicoterapia. O desenvolvimento do SiMCCIT Sistema Multidimensional para a Categorização de Comportamentos na Interação Terapêutica. 1ed.São Paulo: Núcleo Paradigma, 2014, v. 1, p. 163-291.

​

ZAMIGNANI, D. R.Meyer, S. B. . Apresentação do treino sistemático. In: Denis Roberto Zamignani; Sonia Beatriz Meyer. (Org.). O desenvolvimento do SiMCCIT Sistema Multidimensional para a Categorização de Comportamentos na Interação Terapêutica. 1ed.São Paulo: Núcleo Paradigma, 2014, v. 1, p. 293-298.

bottom of page